17 de fevereiro de 2008

Memorial reúne conhecimento e diversão

Conhecido por reunir manifestações artísticas, que incluem peças teatrais, shows musicais, exposições, documentários sobre a vida e carreira de grandes artistas e sintetizar toda a cultura latino-americana num único lugar, o Memorial da América Latina também se destaca por sua característica acadêmica. Em 2006 o Cbeal (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), que desenvolve cursos, seminários e palestras, concretizou a Cátedra do Memorial, que já estava sendo discutida desde de 2005.
Segundo Eduardo Rascov, chefe de imprensa do Memorial, a Cátedra é um projeto desenvolvido para promover o conhecimento mútuo entre os países latino-americanos. Em parceria com instituições públicas e privadas, o Memorial traz alunos de outros países que sob a orientação de um professor de renome internacional em uma área específica, desenvolvem estudos e pesquisas. Grandes questões contemporâneas e pragmáticas do continente são abordadas e discutidas e ao final de cada ano de pesquisa o resultado é publicado em forma de livro.
Mas o que realmente atrai as pessoas é a variedade de manifestações artísticas. São inúmeras apresentações de músicas e danças específicas de cada país, peças de teatro que reúnem companhias do Brasil e de outros países como a Argentina, Colômbia e Chile. Para aqueles que gostam de cinema, exibições de filmes que retratam a realidade e a singularidade de todo continente. Exposições, atrações circenses e oficinas culturais também fazem parte do cotidiano do Memorial.
Ao lado do metrô Barra Funda, na região da Lapa, o Memorial atrai um público de aproximadamente 7.000 pessoas por ano. Quem confere suas atrações tem a chance de fazer uma viagem por toda a América Latina, conhecendo melhor os costumes, a cultura e seu pensamento.
O Memorial tem um desafio, despertar o interesse do povo brasileiro por sua própria cultura e de seus vizinhos, como o próprio Eduardo declarou: “o Memorial é a esquina da América”.

Nenhum comentário: