29 de maio de 2009

Os palhaços e nós

Três palhaços se apresentam pelas ruas da cidade e buscam despertar nas pessoas a verdadeira arte de sorrir


Presente no imaginário infantil o palhaço é um personagem lúdico, que faz das circunstâncias e contrariedades da vida, um motivo para sorrir. E, numa espécie de picadeiro ao ar livre, em frente ao Teatro Municipal, no Centro da cidade, três dessas criaturas se propõem a cumprir esse papel.
Anderson Machado, 23, era técnico em eletrônica e mecatrônica, Fernando Proença, 20, trabalhava com informática e Edson Neves, 23, era motoboy. Hoje, com maquiagem e nariz vermelho, eles prendem a atenção de crianças e adultos que se divertem com as histórias e situações vividas pelos palhaços.
Cada vez que os malabares vão ao chão, um estrondo de gargalhadas vem à tona. O som do acordeão dá mais vida e alegria ao show e o malabarismo das facas, sobre dois garotos da platéia é o momento de maior atenção do respeitável público, mesmo as facas sendo de mentira.
O grupo, Circo sem futuro, pois vivemos no presente, geralmente, se apresenta aos finais de semana, no centro ou em parques da cidade. Para Fernando a rua é o melhor lugar para aperfeiçoar a arte. “Se você consegue chamar a atenção das pessoas, que passam apressadas, será capaz de fazer uma boa apresentação em qualquer lugar”.
Já Anderson, gosta da diversidade de ideias que encontra nos lugares onde se apresenta. “Nas ruas, você tem contato com muitas pessoas, o nosso público vai de moradores de rua a empresários”. Os rapazes também trocam experiências com outros artistas, que encontram no Beco do Aprendiz, um espaço aberto para manifestações artísticas, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.
O grupo trabalha junto, há quase um ano, mas a paixão pela arte vem de muito tempo. Há 3 anos, Anderson largou seu emprego numa metalúrgica e desde então, se dedica a arte de rua. Mas nem só de piadas vivem os palhaços, eles também estudam e se esforçam ao máximo para aperfeiçoar seus números, além de contar com a inspiração do dia a dia.

Nenhum comentário: