14 de junho de 2010

Depois da África do Sul...

















Apesar de estarmos na metado do ano, 2010 ainda está longe de acabar. Alguns acontecimentos ainda prometem estender esse ano até outubro. Claro, não sem antes, passar por junho e julho.
Durante esses dois meses, todas as atenções, sobretudo da grande mídia, estarão voltadas para os jogos da Copa do Mundo, que se realizará no longinquo Continente Africano, mais especificamente, na África do Sul, o país do Aphartaid e Mandela.
Em outrobro, teremos as eleições. Mas, até o final da Copa, as notícias sobre candidatos e alianças ficarão esquecidas nos impopulares cadernos de política do jornais diários. Talvez, entre um gol aqui e uma falta ali, alguém se lembre que esse ano elegeremos novos Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e um sucessor para Lula.
Contudo, apesar da predominância do verde e amarelo da seleção brasileira, um cinza das acusações e escandâlos, tão característicos em época de eleição, consegue espaço nas páginas e telas da mídia nacional. A bola da vez, é o suposto esquema de espionagem, organizado pela equipe da pré-candidata Dilma Rousseff contra José Serra e seus tucanos.
Uns se fazem de vitimas, outros de desentendidos. Mas, a campanha não para, apesar de ainda não ter começado, pelo menos, oficialmente. Na televisão, anúncios da expansão do metrô, da construção de hospitais e escolas, melhoria no transporte e por aí vai.
Qualquer inauguração serve, sempre a mesma ladainha. E a grande mídia insiste em atacar apenas o cabo eleitoral de Dilma. Quem inventou mesmo a história de ouvir os dois lados? Entre os dois maiores pré-candidatos à presidência, não fica difícil perceber que tem o aval de famílias, como Marinho e Frias.
Eu só espero, que quando a campanha começar oficialmente, os candidatos deixem de lado os ataques e picuinhas e se concentrem em apresentar suas propostas e o que de fato querem fazer para melhorar o país. De nossa parte, torço que a Copa passe e as eleições possam então, entrar na pauta dos assuntos importantes do ano.

Nenhum comentário: