20 de junho de 2010

Viva, viva, viva o Parque Raul!

Há 20 anos, Parque Raul Seixas é opção de cultura e lazer para as famílias do conjunto habitacional José Bonifácio.


Em 1989, o Brasil perdia um dos grandes nomes de sua música. No mesmo ano que morria o baiano Raul Seixas, o bairro de Itaquera ganhava um parque que levava o nome do cantor.
O parque é o primeiro espaço público brasileiro a homenagear Raul. A escolha do nome é o resultado de um consenso entre a Subprefeitura de Itaquera, a Secretária de Cultura e entidades, que na época escolheram o nome do “maluco beleza”, entre outros, como Luiz Gonzaga, para nomear o espaço recém inaugurado. Antes do Parque Raul Seixas, o lugar abrigava a casa do Padre João, que fazia parte das terras da Fazenda Morganti.
Quase 21 anos depois de sua inauguração, o local é frequentado pelos moradores do Conjunto Habitacional José Bonifácio, localizado na região. Ao caminhar pelo parque é comum encontrar mães e pais observamdo as crianças, que se divertem no playground.
A funcionária pública, Sylvia Blat e suas filhas, as gêmeas Sarah e Stella, 5, freqüentam o Parque Raul Seixas e, enquanto as meninas brincam na areia, a mãe fala que o espaço é uma boa opção, por ser próximo de sua casa e também pela segurança. “Eu gosto de estar aqui, me sinto segura e as meninas também gostam”.
Sylvia mora na região, há 40 anos e afirma que o parque é imprenscidível para a comunidade. “Aqui, as crianças encontram um lugar para brincar, ou seja, aqui elas podem ser crianças”, explica a funcionária pública. Mas, ela reconhece que o local precisa de mais atrativos. “A subprefeitura devia montar uma pista de Skate e também, contratar professores de educação física para acompanhar os jovens que vêm praticar esportes”.

Casa de Cultura


Além da área verde, o parque também conta com a Casa de Cultura Raul Seixas, um espaço reservado para manifestações culturais. Um exemplo é o projeto Baubá, que há quatro anos, ensina os passos e o ritmo da capoeira para crianças e adolescentes da região.
As aulas de capoeira, ministradas pelo professor José Bezerra Sobrino, mais conhecido como Zezão, são realizadas aos sábados, a partir das 10 horas. Aulas de yoga e thai-si-chuan também fazem da programação da casa.
Edson Torrisi trabalha, há 15 anos, como agente cultural na casa e afirma, que o parque é como o fundo do quintal dos moradores do conjunto habitacional José Bonifácio. “Os finais de semana são movimentados por aqui, principalmente o domingo. Se tem sol, tem movimento”, explica Torrisi.




Serviço:
Parque Raul Seixas
Endereço: Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Conj. Habitacional José Bonifácio.
Dias e horário: de segunda a segunda, das 6 às 18 horas
Informações: 2527-4142

Nenhum comentário: