13 de janeiro de 2008

"Falcão", meninos do tráfico

O cantor de rap Mv Bill e o produtor Celso Athayde acompanharam de perto, por seis anos a rotina dos “ falcões”, meninos que passam as madrugadas em claro, servindo como sentinelas, vigiando a “boca” caso a polícia apareça. O documentário retrata a vida de garotos que vivem a realidade de um Brasil que muitos preferem ignorar, são verdadeiras crianças que perdem sua inocência cedo demais e aprendem o verdadeiro significado da palavra abandono. A maioria deles não têm pai, contam apenas com a figura da mãe que muitas vezes não se faz tão presente. Esses meninos encontram no traficante que os contrata, a figura de um pai, alguém que os ensina as regras de sobrevivência onde apenas o mais forte e cruel sobrevive. Muitos, porém, não sobrevivem até o fim do documentário.
Depoimentos, histórias e sonhos dessas crianças emocionam e ao mesmo tempo revoltam. São provas vivas do descaso de um país hipócrita e com valores trocados, que oferece a esses meninos uma rotina violenta a qual eles se acostumam desde criança para desespero de suas mães. Suas experiências de vida nos servem como lição, pois sentem na pele o quanto o dinheiro e o poder falam mais alto em um país que é governado apenas para os mais ricos e poderosos. Teorizam sobre o comportamento dos policiais que se beneficiam com esta situação e por isso não têm interesse de acabar com o tráfico.
O documentário mostra uma vida que não dá audiência é apenas estatística e como a ilusão toma conta dos meninos. Na televisão eles assistem à uma realidade muito diferente das suas, por isso, se encantam com roupas de marca, carros e mulheres deslumbrantes, tudo o que a nossa sociedade prega como valor. Uma bela e corajosa iniciativa, que choca aos telespectadores que ainda não se deram conta das desigualdades e injustiças que regem esse país de todos.

Nenhum comentário: